Embolização

A embolização é um procedimento médico minimamente invasivo que é realizado para bloquear o fluxo sanguíneo para um determinado local do corpo (bloqueando uma artéria) ou para bloquear o fluxo venoso (retorno venoso) (bloqueando uma veia).

vascular-atibaia-imagem-interna-doencas-linfaticas
Durante o procedimento, um cateter é inserido em uma artéria ou veia na virilha ou pelo braço e é guiado através do sistema arterial ou sistema venoso até o local do problema.

Em seguida, pequenas partículas (micropartículas), líquidos emboligênicos ou molas são injetados através do cateter para bloquear ou obstruir as artérias ou as veias que alimentam o local com problema.

Isso pode ser feito para tratar vários problemas médicos, como hemorragias, tumores, aneurismas, malformações arteriovenosas (MAVs) e outras condições que requerem a interrupção do fluxo sanguíneo em uma determinada área do corpo.

A embolização pode ser realizada como um procedimento ambulatorial e geralmente não requer anestesia geral. O procedimento pode ajudar a reduzir a dor, melhorar a função e evitar a necessidade de cirurgia invasiva.

Agentes embolizantes

Os agentes embolizantes são substâncias utilizadas na embolização de tumores, malformações e outras condições médicas para bloquear o fluxo sanguíneo em vasos sanguíneos específicos.

Esses agentes são injetados por meio de um cateter em uma artéria próxima ao local onde se deseja interromper o fluxo sanguíneo, ou em uma veia para interromper o fluxo de retorno desta malformação.

Existem vários tipos de agentes embolizantes, incluindo:

Esferas de polímero – pequenas esferas de plástico que bloqueiam as artérias.

Microesferas de gelatina – pequenas partículas de gelatina que se aglomeram e bloqueiam as artérias.

Espuma de polidocanol – uma solução de espuma densa que é injetada nas veias para bloquear o fluxo sanguíneo e tratar varizes e malformações venosas.

Cola de cianoacrilato – uma substância semelhante a uma cola que é injetada em vasos sanguíneos para bloqueá-los.

Fios metálicos/ Molas -fios de metal ou molas que são colocados em vasos sanguíneos para bloqueá-los.

Cada tipo de agente embolizante é escolhido com base no tipo e localização do problema médico que está sendo tratado.

Se você precisar passar por um procedimento de embolização, seu médico discutirá o tipo de agente embolizante que será usado e como ele funcionará para ajudar a tratar sua condição.

Experts

em cuidar da sua saúde

Ícone Equipe

30 anos de Experiência

Ícone Estrutura<br />
Completa

Consultas e exames em um só local

Ícone Tecnologias<br />
a Laser

Tecnologias a Laser

Imagem Especialistas

Agende sua
consulta

com um especialista